Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

terça-feira, 25 de maio de 2010

Desenvolvimento sustentável será pauta da III Semana do Meio Ambiente do Colégio Cenecista Santana



A palestra de abertura será proferida pela professora Ana Cristina

No dia 5 de Junho comemoraremos o dia internacional do Meio Ambiente. É com essa visão da importância desse dia que desde 2008, o Colégio Cenecista Santana inseriu em seu calendário a Semana do Meio Ambiente. Devido à grande importância em difundir temas de grande relevância como foi o do aquecimento global na edição de 2008 e da crise mundial e ambiental em 2009, é que o corpo docente em trabalho conjunto com dicentes, corpo administrativo e diretivo decidiram colocar como pauta a realização desta atividade.
Os desdobramentos do sistema capitalista vinculado ao consumismo, que margeou a década de 20, se mantendo até os dias atuais como principio de uma teoria desgarrada de um fim catastrófico para o nosso planeta, que essa terceira edição trás como foco a discussão sobre a sustentabilidade. Esse pressuposto nos remete a um novo pensar em torno das questões ambientais e como conceitualmente a ética está fora dos padrões de vida das populações mundiais.
A partir desse diagnóstico, poderemos ressaltar os problemas advindos pela falta de infra-estrutura básica e planejamento urbano adequado para o desenvolvimento de padrões sociáveis de vida. Uma análise minuciosa dos últimos acontecimentos ocorridos mês de Abril, quando fortes chuvas caíram em diversos Estados brasileiros e causaram grandes desastres, nos faz questionarmos como governos priorizaram o crescimento urbano e econômico pautado em um “desenvolvimento” a qualquer custo sem um pleno momento de lucidez que supusesse que a ocupação desordenada do solo e a devastação de áreas de vegetação virgem, de primeira natureza, pudessem resultar, a partir ou por meio de eventos atmosféricos, em um grande desgaste do solo e em tragédias anunciadas. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (IPCC), em Angra dos Reis, RJ, mediram-se mais de 430 mm em três dias. Isso significa despejar 430 litros de água por m2 de terra. Cunha, SP, outra cidade solapada nesta temporada, recebeu 183 mm num só dia. “Se as chuvas se confirmarem mais fortes nos próximos anos, teremos um desafio para a engenharia e os legisladores.
A partir dessa perspectiva contemporânea, é que o Colégio Cenecista Santana propõe para toda comunidade um leque de questionamentos sobre o processo de transformação da paisagem por meio da urbanização transformando-a em espaço geográfico de modo a permear soluções plausíveis para os impactos causados por essa expansão.
Essa semana é o acúmulo de toda uma trajetória traçada desde sua primeira experiência, onde disseminaremos metodologias em que todos os alunos possam interagir e compreender os diferentes aspectos e visões em que põe em cheque o desenvolvimento sustentável. Essa metodologia terá como suporte a realização de Grupos de Discussão (GD’S) para o ensino médio e Oficinas para o ensino fundamental. Contemplando esse novo formato da Semana do Meio Ambiente, os estudantes participarão do 1º concurso de fotografia, que tem como objetivo divulgar e premiar a consciência ecológica através da fotografia, promovendo o debate e a participação ativa pela preservação da natureza, olimpíada ecologia, ECOcine dentre outros espaços.
A abertura da III Semana do meio Ambiente será dia 31 de Maio, às 07h20min, no auditório da escola, onde será exposto o tema central em uma palestra proferida pela professora mestra em Geografia, do departamento de Geografia da UNEAL, Ana Cristina de Lima Moreira e as atividades se estenderão até sexta-feira, dia 4.

Um comentário:

Francielle Dantas disse...

Eu, particulamente, já ouvi falar em sustentabilidade, mais não tenho uma opnião formada a respeiro desse assunto... Então esse projeto vai ser bastante interessante!

Fusos Horários