Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Colégio Cenecista Santana comemora seus 60 anos


por Redação (maltanet.com.br)

No período de 12 a 14 de agosto de 2010 o Colégio Cenecista Santana estará comemorando seus 60 anos de existência educando o povo do Sertão Alagoano.

Confira a Programação:

Dia: 12.08 (Quinta-feira)
9:00 -“Caminhada da Paz”
Concentração Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda
10:00 - Missa Solene em Ação de Graças
Matriz de Senhora Santana
12:00 - Almoço dos Atletas
Colégio Mileno Ferreira da Silva
14:00 - Abertura dos Jogos Cenecista
Quadra do Colégio Laura Maria Chagas de Assis

Dia 13.08 (Sexta-feira)
08h00min – I Encontro Pedagógico das Escolas Cenecistas de Alagoas

Dia 14.08 (Sábado)
20:00 - Entrega das Comendas Dr. João da Silva Yoyô Filho
Tênis Clube Santanense


UM POUCO DE HISTÓRIA

Passados 60 ANOS DO COLÉGIO CENECISTA SANTANA! É tarefa difícil descrever essa instituição, pois, tendo contribuído ao longo desses anos para o crescimento educacional de Santana e cidades circunvizinhas, esse educandário que tanto vem contribuindo, aumentando o número de Ilustres Cenecista, destacando-se nos mais altos cargos do cenário Municipal, Estadual e Nacional, mostrando que o progresso, entretanto, ainda continua sob a égide da educação ministrada nas salas de aulas do antigo Ginásio Santana. A história do Ginásio Santana, atualmente Colégio Cenecista Santana, conta em sua ata de fundação do Diretório Municipal de Santana do Ipanema, da Campanha de Educandários Gratuitos que, no dia 20 de julho de 1949, enfrentando a poeirenta estrada e, após muitas horas de viagem, chegava a Santana o Padre Teófanes Augusto de Barros Araújo. O sertão alagoano ouvia falar pela primeira vez em Campanha Nacional de Educandário Gratuitos. Cidadãos da cidade se reuniram no salão nobre da Prefeitura Municipal. Presentes: Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão, Dr. Everaldo Batista, Dr. Augusto Pereira da Costa, João da Silva Yoyô Filho, Melânia Oliveira, Maria Monteiro Wanderley, Dr. Hélio Lopes, Lourdes Santana, Mileno Ferreira da Silva, Eraldo Bulhões, Alberto Nepomuceno Agra, Silvio Bulhões, Pantaleão Rocha, Hélio Rocha Cabral de Vasconcelos, Adeildo Nepomuceno,Pe. Fernando Medeiros e muitos outros. Estava fundado o Diretório Municipal da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos. Nesta reunião foi eleita a Primeira Diretoria assim constituída: Presidente: Sr. João da Silva Yoyô Filho. Vice – Presidente: Sr. Alberto Nepomuceno Agra; Secretário Geral: Padre Fernando Medeiros; Tesoureira: Maria Monteiro Wanderley. Conselho Fiscal: Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão, Dr. Hélio Lopes e Adeildo Nepomuceno.

Dia 11 de fevereiro de 1950
Precisava-se de algum dinheiro para se iniciar as atividades pretendidas pela Campanha. Fundava-se, então, a Sociedade Ginásio Santana. Na reunião foi aclamado o nome do Sr. João da Silva Yoyô Filho. Primeiro Diretor Administrativo do Ginásio Santana.

Dia 15 de março de 1950
Aula inaugural do Ginásio Santana. Festa na cidade. O prédio do grupo Escolar Padre Francisco Correia recebia naquele dia os primeiros alunos. As luzes do saber deviam ser transmitidas pelos mais ilustres filhos da terra e sob o brilho dos candeeiros. A educação poderia, a partir daquele momento, ser oferecida a todos, pois somente os filhos dos mais abastados podiam cursar, até então, o curso Ginasial.

13 de fevereiro de 1956
Os grandes benefícios trazidos pelo Ginásio Santana já exigiam um curso de 2º Grau. O comércio já se ressentia da falta de técnicos. Estudou-se qual a melhor opção para os habitantes da cidade. A Escola de Agronomia se apresentava a melhor, porém difícil de conseguir-se. Eram muitas e muitas exigências. Os homens públicos não pensavam tanto no sertão. O sertão sempre foi visto como fonte de votos. O sertanejo, antes de tudo um forte, não recebia o que tinha direito. Todas as cidades da região ligadas e filhas da própria terra santanense exigiam um curso mais adiantado. Foi então, criado o curso Técnico de Contabilidade, autorizado através da Portaria nº 136, de 13.12.56, assinada pelo Ministério da Educação, representado por Lafayette Relford Garcia.
Em março de 1956 as primeiras aulas no Colégio Santo Tomás de Aquino eram iniciadas para 21 alunos, dos quais nove concluíram o curso, em 1958.

7 de março de 1960
Tinha inicio o Curso Normal Rural Pe José Bulhões, também funcionando no mesmo período do então Colégio Stº Tomás de Aquino.

Em 1999
Ano da última turma do curso de contabilidade ofertado pelo Ginásio Santana. Por força de uma Lei do Governo Federal foi extinto este curso.

3 de fevereiro de 2003
Implantamos as turmas do ensino fundamental do 1° ao 5° ano, juntamente com uma nova proposta pedagógica atendendo do 1° ano do ensino fundamental até 3° ano do ensino médio, foi um ano difícil com muitas inovações e resistências, com bastantes dificuldades, mesmo assim nos adaptamos e vencemos os embates.

18 de Setembro de 2006
A CNEC em Uberaba – MG apresenta uma proposta diferenciada e desafiadora aos diretores Cenecista por meio de um material didático com identidade própria tendo como objetivo maior a excelência do ensino quanti-qualitativo.

5 de fevereiro de 2007
Adotamos e implantamos o novo Sistema de Ensino CNEC, unificado em rede nacional.

Um comentário:

VanessaChagas disse...

Foiii boomm os 60 anos.(:

Fusos Horários