Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dicas importantes para os estudantes


Muitos estudantes têm nos enviado mensagens para saber o que pode cair na primeira prova. Não é do espírito do Desafio National Geographic informar os temas das provas. Mas podemos dar algumas dicas. Uma das mais importantes é ler. Ler de tudo: jornal, revistas e livros. Fique atento aos fatos atuais. Esse aprendizado serve para participar de qualquer concurso educativo. Ler é fundamental para adquirir novos conhecimentos, interpretar informações e fazer relações, habilidades muito requisitadas nas provas.

Outra excelente fonte de informação é a revista National Geographic. Consulte a biblioteca de sua escola ou se dirija a uma biblioteca pública. Leia as reportagens publicadas na revista a partir de janeiro de 2008 até as edições mais recentes e também porcure ter acesso às edições temáticas da revista, como Energia e o Estado do Planeta em 2010. Muitos dos artigos publicados na National e nas edições especiais poderão ser utilizados como fonte de informação nas provas do Desafio. Importante: não se atenha apenas às matérias de cunho geográfico. O Desafio tem uma proposta bem mais ampla. Procure também ler reportagens sobre astronomia, história, arqueologia e temas ligados à sustentabilidade, entre outros assuntos. Dica: leia os textos com muita atenção, faça fichas-resumo de cada reportagem e tente extrair as idéias principais do texto. Depois, relacione com outros conhecimentos que você já tenha. Não se esqueça de analisar atentamente fotos, mapas, gráficos e tabelas. Nas provas, esse conhecimento é fundamental. Além de sua dedicação individual, com a orientação de seu professor, você também pode criar grupos de estudo reunindo outros colegas que também participarão do Desafio. Juntos, vocês até podem se cotizar para adquirir as edições da National.
Mas, se você não tem acesso à revista impressa, não se preocupe. Praticamente todo o seu conteúdo está no site da revista, que é atualizado no começo de cada mês. Uma boa dica é você copiar os textos publicados no site e colar em um documento Word. Depois, o imprima. Com uma caneta marca-texto selecione os principais conceitos e reflita sobre eles. No site, você também terá acesso às fotos, mapas interativos e poderá participar dos Quiz sobre as reportagens.

Outra sugestão. Acesse com freqüência o site Planeta Sustentável, que reúne reportagens publicadas em várias revistas da Editora Abril e ainda conta com um corpo de jornalistas e articulistas próprios. Lá, você também encontra reportagens interessantes sobre ambiente, sustentabilidade, energia, transportes, entre outros temas. É bom entrar em todas as seções do site, pois seu conteúdo é muito rico e diversificado e também pode ser usado como fonte de informação para a elaboração das provas.

É importante também você saber como foram as provas das anteriores do Desafio. Você pode baixá-las e fazer as provas e depois consultar o gabarito para saber como foi seu desempenho. Edição de 2008 e edição de 2009.

Por fim, não deixe de fazer os exercícios propostos por seu professor e fique atento ao conteúdo de seu livro didático. O aprendizado adquirido na escola é fundamental. Se você já quiser ir se preparando para a segunda prova (Fase Regional), treine bastante produção de texto. Escolha algumas matérias publicadas na National e procure desenvolver um dos temas da reportagem com suas palavras. O importante, porém, é saber que para ir bem no Desafio é preciso se superar e se dedicar. Aproveite para adquirir mais conhecimento, que lhe será sempre útil.

Nenhum comentário:

Fusos Horários