Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

segunda-feira, 21 de junho de 2010

DER e Casal agilizam reconstrução de acessos


Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21), representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e de órgãos vinculados traçaram estratégias para auxiliar os municípios atingidos pelas fortes chuvas que caem em Alagoas. Depois de contactar prefeitos em todo o Estado e visitar as áreas mais agredidas, a Seinfra está priorizando a reconstrução dos acessos e o abastecimento de água potável para a população.

As ações serão garantidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal). De acordo com o diretor de Operações do DER, Sergio Cavalcante, empresas que realizam obras no Estado estão cedendo equipamentos e profissionais para auxiliar na limpeza, desobstrução e reconstrução de vias de acesso. Além disso, explica o diretor, o DER iniciou um levantamento dos municípios cujos acessos foram mais comprometidos. “Em alguns locais, o levantamento já está concluído e as obras de reconstrução já foram iniciadas. Vamos solucionar os problemas da forma mais rápida possível, reconstruindo pontes e outras vias. A dificuldade do acesso prejudica, inclusive, o transporte de mantimentos para as vítimas”, diz Sergio Cavalcante.

O diretor citou alguns dos municípios mais atingidos: Rio Largo, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Santana do Mundaú e União dos Palmares.

Abastecimento de água

A Casal, por sua vez, está disponibilizando para a Defesa Civil Estadual 2,8 mil vasilhames, cada um preenchido com 20 litros de água potável. O material deve ser distribuído entre os municípios a partir dessa terça-feira (22).

“Também estamos restabelecendo os sistemas de abastecimento operados pela Casal em vários municípios, como Capela, Jacuípe, Paulo Jacinto e Quebrangulo. Alguns deles já voltam a funcionar normalmente hoje, outros nos próximos dias”, aponta o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Álvaro Menezes.

Segundo ele, o caso mais grave administrado pela companhia é em Palmeira dos Índios, onde a força das águas comprometeu grande parte do sistema de abastecimento. “Lá, vamos abastecer a população de formas alternativas, pois o sistema só deve voltar ao normal a partir da semana que vem”, explica Menezes.

Ele destaca também que, embora não seja responsável pelo abastecimento de água em muitos municípios, como Branquinha, a Casal está disponibilizando carros-pipa, e trabalhando em conjunto com a Defesa Civil para abastecer a população.

Unindo esforços

Para o secretário adjunto da Infraestrutura, em exercício do cargo, Fernando Nunes, agora é o momento de unir esforços para auxiliar as vítimas das tragédias causadas pelas chuvas no Estado.

“Desde sexta-feira estamos trabalhando para minimizar os danos e atender às vítimas. O governador Teotonio Vilela Filho pede prioridade máxima nesse trabalho e estamos focados em auxiliar os municípios, com a ajuda do Exército, da Defesa Civil e diversos outros órgãos estaduais. Já iniciamos, inclusive, a elaboração de projetos para reconstruir as casas destruídas, com o apoio do governo federal”, afirma Fernando Nunes.

O secretário lembra, ainda, que a Seinfra solicitou do Sindicato das Indústrias da Construção (Sinduscon), da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e demais empresas prestadoras de serviços ao Estado de Alagoas, que realizem doações de alimentos, roupas e colchões para as vítimas das chuvas. Além disso, Nunes informa que a Seinfra está à disposição dos municípios para auxiliar nos trabalhos de reconstrução.

Fonte: Ascom Seinfra

Nenhum comentário:

Fusos Horários