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sábado, 13 de setembro de 2008

Estudantes têm aula de campo em região nativa de mata atlântica





Estudantes do Colégio Cenecista Santana – CNEC, da cidade de Santana do Ipanema, participaram neste sábado, dia 13 de Setembro, de uma aula de campo orientados pela coordenadora pedagógica Paulyne Ferreira e pelos professores Tiago Sandes e Rosimerse, Geografia e Sociologia, respectivamente. O estudo in loco contou com mais de 30 estudantes da 1ª série do ensino médio. A aula foi iniciada no próprio município com a análise da localização geográfica e os aspectos socioeconômicos da macro-região do sertão.
O foco da área de estudo foi à cidade de Palmeira dos Índios que está situada na região agreste do Estado de Alagoas a 133 km da capital, Maceió. O município tem uma altitude de 342m e coordenadas geográficas de 9º24’25,2” de latitude sul e 36º37’40,8” de longitude oeste e está inserida na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude que varia entre 600 e 1000 metros aproximadamente. Outra boa parte de sua área esta inserida na unidade da Depressão Sertaneja onde se localiza as mesmas características da região de Quebrangulo. O município é cortado por rios perenes, vegetação caducifóliada e o clima é tropical chuvoso, típico da região agreste. A formação do Planalto da Borborema como barreira geográfica na formação da região semi-árida foi o segundo ponto de estudo no decorrer do percurso.
A terceira etapa da aula concentrou-se na abordagem historiográfica da Mata da Cafurna que compõe os 12% da área remanescente de mata atlântica no Brasil e a constituição sociológica da etnia xucuru-kariri. À chegada a aldeia indígena se deu por meio de trilha ecológica e foi a todo o momento acompanhado pelo Pajé Leonir Tibiriçá.
O objetivo deste estudo foi proporcionar aulas práticas de conhecimento sobre os aspectos físicos, históricos e sociológicos na transformação da paisagem através da ocupação do solo e na constituição das lutas dos povos brasileiros.
Os estudantes irão produzir relatórios que deverá enfocar os aspectos físicos da região utilizada como fonte de estudo além de uma abordagem sobre os diferentes aspectos morfoclimáticos identificados no deslocamento. O relatório será arquivado na escola como fonte de pesquisa.

Um comentário:

Tiago Sandes Costa disse...

A capacidade de classe pensante da sociedade está cada vez mais constante no cotidiano dos estudantes do CCS. A consciência em torno das questões sociais e ambientais estão cada vez mais expressas nos momentos que são proporcionados a todos. Uma boa sorte a todos/as os/as estudantes que fazem hoje o Colégio Cenecista Santana! O nosso orgulho são todos vocês!!!

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