Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

QUESTÃO DESCRITORES GABARITO


1. Passagens marítimas
estratégicas
• Localizar países, regiões e continentes no mapa-múndi político e em mapas regionais
• Compreender e avaliar as relações de poder entre as nações e o quadro geopolítico atual
C
2. Amazônia – B. Becker
• Reconhecer e compreender o papel e a importância de
iniciativas sustentáveis para os ambientes, a vida social e a conservação de recursos para as gerações futuras
• Compreender as formas de apropriação dos recursos naturais pelos seres humanos ao longo da história e suas consequências para a vida no planeta
• Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
D
3. Turismo – Brasil
• Conhecer e analisar a evolução histórica das atividades de turismo e viagem no Brasil e no mundo
• Conhecer e analisar indicadores derivados das atividades características do turismo: equipamentos ou serviços de agências de viagem, hospedagem, alimentação, transporte, cultura, lazer e entretenimento
B
4. O solo do
meio-oeste dos
Estados Unidos
• Compreender e analisar processos de erosão, perda de fertilidade, desertificação e salinização dos solos e sua relação com as atividades humanas
• Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
B
5. Gráfico – Transportes
• Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico e a distribuição das redes de transporte ferroviário, rodoviário, marítimo e fluvial e seu papel nos fluxos e na integração do território no Brasil e em outros países
• Utilizar dados graficamente representados para interpretar aspectos relacionados à vida econômica e social dos países
C
6. Egípcios
• Compreender a organização política e o significado das guerras para as sociedades da Antiguidade
A
7. Mercado Roque Santeiro
• Reconhecer e analisar aspectos da produção econômica em diferentes setores de atividade no Brasil e no mundo
• Compreender e analisar o papel e a distribuição de atividades econômicas em cidades e no meio rural no Brasil e no mundo
• Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
D
8. Dez idiomas mais usados na internet
• Conhecer e avaliar o desenvolvimento técnico, a implantação e a difusão dos sistemas de telecomunicações e informações no Brasil e no mundo
• Avaliar o papel das tecnologias de informática na difusão de informações e na integração entre regiões e países
• Desenvolver procedimentos para ler e interpretar informações representadas em tabelas, gráficos, mapas e esquemas
B
9. Brasil – Dom João VI
• Compreender o processo histórico de constituição do Estado brasileiro
C
10. Bioma brasileiro
• Identificar a distribuição e as características de coberturas vegetais no Brasil e no mundo e avaliar a importância da preservação de sua biodiversidade
• Compreender processos históricos de uso e ocupação de diferentes biomas no Brasil e no mundo e avaliar riscos aos ambientes e formas de vida
• Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
C
11. Classe média chinesa
• Analisar e interpretar as transformações econômicas e sociais vividas pelos países comunistas ao longo dos séculos 20 e 21
B
12. Mapa – Refugiados Coreia do Norte
• Conhecer e analisar a natureza, as características, os fluxos e as direções dos deslocamentos populacionais atuais (migrações de trabalho, refugiados políticos, guerras e conflitos regionais, turismo e visitação, atividades econômicas e outras)
• Desenvolver procedimentos para ler e interpretar informações representadas em tabelas, gráficos, mapas e esquemas
D
13. Indústria de confecções nos Estados Unidos
• Reconhecer e analisar aspectos da produção econômica em diferentes setores de atividade no Brasil e no mundo
• Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
D
14. O pequeno reino
• Conhecer a natureza, funções e organização espacial de diferentes lugares turísticos
• Reconhecer os fluxos turísticos internacionais atuais, analisando intensidades, direções e principais áreas emissoras e receptoras
• Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
A
15. Água
• Reconhecer e avaliar a distribuição e a disponibilidade de água no Brasil e no mundo
• Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
C
16. Alma africana – Salvador
• Identificar características de diferentes patrimônios étnico-culturais e artísticos no Brasil e em outros países
• Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
A
17. Mobilidade urbana em São Paulo
• Analisar políticas de transporte urbano e metropolitano, avaliando o papel dos transportes coletivos e do automóvel individual
• Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
C
18. Lixo digital nos Estados Unidos
• Reconhecer e avaliar a produção, a deposição e as técnicas de coleta e processamento do lixo em diferentes espaços e seus impactos
• Desenvolver procedimentos para ler e interpretar informações representadas em tabelas, gráficos, mapas e esquemas
B
19. Mapa – Mangues
• Compreender a dinâmica natural de ambientes litorâneos e estuarino-lagunares e avaliar sua importância para a geração das formas de vida
• Ler e interpretar informações representadas em plantas, cartas, mapas e croquis sem escala
B
20. Entrevista José Carlos Meirelles
• Conhecer os processos de constituição e localizar terras indígenas e comunidades descendentes de quilombolas no Brasil
• Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
C
21. Mapa – Energia eólica
• Conhecer processos de obtenção e funcionamento de fontes alternativas de energia e avaliar seus efeitos para os ambientes e a vida em geral
• Desenvolver procedimentos para ler e interpretar informações representadas em tabelas, gráficos, mapas e esquemas
C
22. Crise mundial da pesca
• Analisar características da produção agropecuária e do extrativismo mineral, vegetal e animal no Brasil e no mundo
• Identificar espécies da flora e da fauna sob ameaça ou risco de extinção e avaliar iniciativas para a sua preservação
B
23. Achados na Eslovênia
• Compreender a organização social e a vida cultural dos seres humanos que viveram na pré-história com base em achados arqueológicos
A
24. Maias
• Compreender a organização político-social e a vida cultural dos povos da América antes da chegada dos europeus
B
25. Mapa – Era atômica
• Reconhecer e avaliar o papel dos arsenais bélico-nucleares como fonte de poder no mundo contemporâneo
• Desenvolver procedimentos para ler e interpretar informações representadas em tabelas, gráficos, mapas e esquemas
A

Nenhum comentário:

Fusos Horários