Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O início de uma longa história de lutas


Tudo começou em 08 de abril de 1943, durante o governo Vargas, quando o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Termoelétrica de Maceió foi criado, inicialmente pelos trabalhadores da Companhia Hidrelétrica do São Francisco CHESF e da Companhia Força e Luz (Hoje Companhia Energética de Alagoas - CEAL), a Companhia de Bondes e a Companhia Telefônica de Alagoas - CTA, que depois se separaram, ficando apenas a CEAL.
De sua fundação até a década de 60, o sindicato passou quase que desapercebido pela história, pois não havia tradição de participação dos trabalhadores na luta sindical, nem de atuação sindical no Estado, o que dificultou uma atuação mais efetiva e deixou por mais de trinta anos em profundo estado de obscuridade e latência. Neste período inicial o presidente que mais tempo ficou na presidência foi o senhor José Luiz, oriundo da CEAL, que passou mais de vinte anos no poder, inclusive no período da ditadura militar que se iniciou na década de 60.
Neste período, o sindicato funcionava em um pequeno cubículo no Palácio do Trabalhador e se limitava a apenas receber a informação de quanto seria dado naquele ano de reajuste salarial, por parte dos generais da ditadura, e informar à categoria.
Uma vez por ano era realizada uma feijoada aos sábados, quando se aproveitava para aprovar as contas da entidade. O presidente era sempre reeleito por aclamação, pois não havia o menor interesse da categoria em participar do Sindicato.
Em 1966 o Sindicato passa a se chamar Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Alagoas.
Em 1979, incorpora-se à instituição os trabalhadores da Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento de Alagoas - CASAL. Em 1987, juntam-se os trabalhadores dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto - SAAE's.
1977 Uma nova era se inicia

Em 1976, com o falecimento do presidente José Luiz, assume o vice, Jurandir Torres, que é substituído por Pedro Luiz em 1977. A partir daí as coisas começam a mudar, com a chegada de Pedro Luiz ao poder. Ele assumiu por três vezes o Sindicato, tendo sido o primeiro presidente eleito após o período de intervenção sindical pela ditadura. Ele, em pouco tempo, tornou-se uma referência Estadual e Nacional naquela época. No plano Estadual foi presidente do Partido dos Trabalhadores - PT e da Central Única dos Trabalhadores - CUT, e no plano nacional foi dirigente da Federação Nacional dos Urbanitários - FNU.

Seu trabalho foi árduo pois pegou exatamente o período da ditadura, e enfrentou presidentes da CEAL, como por exemplo, Napoleão Barbosa, indicado pelo governo ditatorial da época, que ditava o percentual de reajuste salarial, não havendo possibilidade de diálogo ou discordância. Foi na gestão de Pedro Luiz que se adquiriu a atual sede do sindicato, que antes dele funcionava no Palácio do Trabalhador, em um pequeno cubículo.

Leia a trajetória completa dos Urbanitários de Alagoas em urbanitarios-al.com

Nenhum comentário:

Fusos Horários