O vulcão Llaima, no Chile, entrou em erupção neste sábado e o governo decretou alerta vermelho em oito localidades próximas. O Llaima, considerado um dos vulcões mais ativos da América do Sul, fica a cerca de 700 km ao sul de Santiago.
As autoridades ordenaram o fechamento do Parque Nacional Conguillío, onde fica o Llaima, e retiraram as 14 pessoas que se encontravam nele, sendo cinco pedreiros, sete guardas e dois turistas, sendo um espanhol e outro chileno. Ao menos 70 pessoas devem ser retiradas das casas próximas, devido ao perigo da queda de cinza e a formação de novas inundações.
O vulcão, que há meio ano não apresentava nenhuma atividade, voltou a entrar em erupção na noite desta sexta-feira (3) e registra explosões constantes de material incandescente que se elevam até 600 metros sobre a cratera de 3.210 metros de altitude.
De acordo com o jornal "El Mercurio", três pessoas do centro de esqui das Araucarias também foram retiradas do local. O comitê regional de emergência, que se reuniu neste sábado em Temuco, decidiu também realizar um cadastro dos animais domésticos da região e analisar o tipo de cinza que o vulcão expulsa.
domingo, 5 de abril de 2009
Vulcão entra em erupção e governo declara alerta no Chile
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário