Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

domingo, 26 de outubro de 2008

ALTERANDO AS ESTRUTURAS


A idéia de um Grupo que possa atuar de forma conjunta e unificada em vários locos de atuação surge como algo imprescindível para enfrentar a dura realidade de dispersão social e do próprio Movimento Estudantil (ME). Sabemos que a luta por educação de qualidade e formação critica não depende de alguns estudantes que participam do Movimento. Sabemos, ainda, que é urgente e necessária a articulação entre os estudantes, a formação política e a formulação de alternativas viáveis para a sociedade.

Precisamos construir um grupo que Altere as Estruturas do ME, que acabe com o modo hierárquico onde apenas alguns estudantes pensam e agem pelos outros, num verdadeiro distanciamento entre o conjunto dos estudantes e suas direções. Devemos encontrar outras maneiras de participação de todos e utilizar de formas diferenciadas de militância, sempre privilegiando os espaços coletivos de debates democráticos, místicas e cultura. Temos que garantir o sentimento de pertencimento dos estudantes, trazendo-os para serem agentes ativos nas lutas do ME, garantindo, assim, uma participação massiva e radicalmente democrática da categoria estudantil.

Precisamos revolucionar a própria estrutura do ME. Para isso é necessário organização, só organizado os estudantes conseguiram a aprovação de suas pautas. É preciso existir dialogo constante com o conjunto dos estudantes e este deve ser democrático e participativo. Conhecer a realidade dos estudantes e saber suas reivindicações, trazendo as lutas para o cotidiano, é algo fundamental para gerar vínculo.

Pensando nisso, o Grupo Alterando as Estruturas, já surge com a proposta de proporcionar aos estudantes esse dialogo sobre a Sociedade que vivemos e como a mesma se organiza; sobre a necessidade de saber identificar e combater os instrumentos de manutenção do poder daqueles que detém o Capital financeiro, como a transformação do Ensino Superior em mercadoria; debater sobre as questões de gênero, de raça e de sexualidade; discutiremos, ainda, sobre cultura e o poder de transformação e mobilização advinda deste indispensável instrumento, objetivando a construção da sociedade que queremos e o combate a todo tipo de opressão.

Vamos ao debate teórico e prático de forma horizontal e participativa, formulando e aprovando nosso caderno de resoluções que servirá como um fundamental conjunto de idéias para a disputa do segmento estudantil. Aqui em Alagoas representaremos a Tese Reconquistar a UNE, importante Tese que compõem a oposição da nossa entidade nacional.

Em suma, esperamos construir as condições necessárias para o aprofundamento do debate e, com isso, garantir a formação de um novo grupo no Movimento Estudantil que realmente Altere as Estruturas da Educação e da Sociedade. Estaremos juntos nessa luta.


Saudações Socialistas!

Nenhum comentário:

Fusos Horários