Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Aliança política ou pacto social?

Tiago Sandes Costa*

O novo papel da direita posta no cenário político brasileiro instiga a sua verdadeira forma reacionária de condução do sistema situação/oposição. Isso é caracterizado pela influência desses setores na mídia, como plataforma de condensação do pensamento da direita burguesa. Neste atual momento, o Brasil vivencia um colapso na sua base estrutural transposto no chamado “caos aéreo”. Desde os escândalos envolvendo pessoas ligadas ao PT, está posto a sociedade a era de um governo no bojo da corrupção e da desordem administrativa. Mais como entender isso?

Nesta ligadura de se chegar ao governo mais não angariar o poder, perpassa por um projeto ainda inacabado. Neste contexto, apesar de um outro momento político de vitórias da esquerda vivenciado na América latina, reflexo da vitória de LULA no Brasil, os problemas vividos na política brasileira é fruto de uma contextualização de relações sociais sem primor. Neste conjunto, alcançar o poder sem contexto torna-se pretexto, o pretexto de governar para os pobres em concordância com os ricos. O resultado disto é um governo refém da classe dominante onde aquilo que foi constituído democraticamente sofre a desconstrução contínua através dos ataques constantes da mídia tornado o governo frágil e sem o apoio dos movimentos sociais que o elegeu. O governo LULA estabeleceu pactos com setores conservadores da sociedade brasileira ao invés de compor uma aliança com o povo brasileiro. Se for para governar com a burguesia ou para a burguesia, é por que ainda não sintetizamos nosso plano de edificação das mudanças que a sociedade espera. Esta é uma tarefa que está posta para a esquerda brasileira, de formar um bloco capaz de redirecionar o governo LULA, e de consolidar a esquerda na América Latina.

A desmoralização do governo pela direita é incessante, mesmo com a condução de políticas corretas e independentes dos órgãos do poder executivo, isso se torna honroso. Há muitas decisões dentro da gestão que se tornam incoerentes, resultado de um governo que não soube privilegiar a classe trabalhadora. Diante de tantos fatos inconsistentes disposto nestas circunstâncias vividas pelo PT e pelo governo, será que esse era o momento certo de estarmos na condução deste processo político?

* é formando em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas e Secretário de Juventude do PT em Palmeira dos Índios.

Nenhum comentário:

Fusos Horários