Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

domingo, 3 de abril de 2011

Campanha da fraternidade é foco de palestra


A vida no planeta. Tema da campanha da fraternidade 2011 foi debatido na manhã deste domingo, dia 03, pelos professores do Colégio Cenecista Santana e Complexo Educacional Agostiniano. A convite da paróquia de São Sebastião e da pastoral da juventude (PJ) a palestra foi direcionada pelas questões ambientais e sua problemática e contou com a participação de 36 jovens. Em um primeiro momento foi abordado o processo histórico que nos levou a questionar as maneiras de como o meio ambiente é tratado. Em um segundo plano o professor Gênisson Amorim abordou a problemática do lixo em Alagoas. “Discordo do aterro sanitário enquanto alternativa para o lixo. O que ocorreu no Rio quando uma favela veio abaixo por ter sido construído em cima de um lixão é um retrato fiel do que pode acontecer.” Afirmou.
Segundo o professor Tiago Sandes, temos que fazer um resgate histórico para entendermos as proporções das áreas impactadas no mundo. Não é um fato isolado, e sim dinâmico e gradativo. Os problemas ambientais são sentidos a médio e longo prazo, a degradação que se iniciou no século XVIII com a revolução industrial eclodiu dois séculos depois com o aquecimento global. Temos que repensar nossos hábitos para que possamos construir uma alternativa global que vá de encontro ao modelo consumista atual.

Temos que aprofundar a discussão sobre a sóciodiversidade e a educação ambiental.

2 comentários:

Rodrigo Barbosa disse...

Parabéns pela palestra dada hoje... estive presente hoje e vi que valeu a pena em uma manhã quente de domingo reunir vários jovens para tentar buscar soluções para os problemas do cotidiano relacionados ao meio ambiente esclareceu muitas dúvidas além de deixar a juventude cara a cara com a realidade do planeta. E como foi falado, se cada um de nós contribuir mesmo nas pequenas coisa a mudança será drástica.

Tiago Sandes Costa disse...

Os desafios estão postos! Compete a cada um de nós contribuir com o debate e com as ações.. Um forte abraço!

Fusos Horários