Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

Domingo, 06 de abril de 2025
Boa noite!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Estado como Indutor de uma Política Sustentável



*Tiago Sandes Costa

RESUMO

Palmeira dos Índios é um dos 77 municípios alagoanos que é abastecido pela companhia de abastecimento d’água e saneamento do Estado de Alagoas - CASAL que tem sua sede em Maceió, capital do Estado. A água que abastece os municípios de Palmeira dos Índios, Minador do Negrão e Estrela de Alagoas é capitada na barragem da carangueja que pertence à bacia hidrográfica do rio Carangueja no município de Quebrangulo e, é distribuída através da adutora da carangueja. Sendo uma região de manancial, o proprietário tem por obrigação não dispor desta região para fins econômicos como criação de gado e plantações, e sim para reflorestarem essas mesmas áreas.

Palavras-chaves: água, abastecimento, homem, meio ambiente, impactos ambientais sustentabilidade.

Leia Mais…

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Colégio Cenecista Santana comemora seus 60 anos


por Redação (maltanet.com.br)

No período de 12 a 14 de agosto de 2010 o Colégio Cenecista Santana estará comemorando seus 60 anos de existência educando o povo do Sertão Alagoano.

Confira a Programação:

Dia: 12.08 (Quinta-feira)
9:00 -“Caminhada da Paz”
Concentração Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda
10:00 - Missa Solene em Ação de Graças
Matriz de Senhora Santana
12:00 - Almoço dos Atletas
Colégio Mileno Ferreira da Silva
14:00 - Abertura dos Jogos Cenecista
Quadra do Colégio Laura Maria Chagas de Assis

Dia 13.08 (Sexta-feira)
08h00min – I Encontro Pedagógico das Escolas Cenecistas de Alagoas

Dia 14.08 (Sábado)
20:00 - Entrega das Comendas Dr. João da Silva Yoyô Filho
Tênis Clube Santanense


UM POUCO DE HISTÓRIA

Passados 60 ANOS DO COLÉGIO CENECISTA SANTANA! É tarefa difícil descrever essa instituição, pois, tendo contribuído ao longo desses anos para o crescimento educacional de Santana e cidades circunvizinhas, esse educandário que tanto vem contribuindo, aumentando o número de Ilustres Cenecista, destacando-se nos mais altos cargos do cenário Municipal, Estadual e Nacional, mostrando que o progresso, entretanto, ainda continua sob a égide da educação ministrada nas salas de aulas do antigo Ginásio Santana.

Leia Mais…

domingo, 8 de agosto de 2010

Aziz Ab’Sáber faz duras críticas ao Novo Código Florestal


Para o ambientalista, o código ignora ciência, valoriza interesses ruralistas, e parece escrito por quem nunca esteve na Amazônia

Maria Fernanda Ziegler, enviada a Natal

Entremeando histórias pessoais, conselho aos alunos de graduação e críticas a Novo Código Florestal, o geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber concedeu palestra hoje na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal e anunciou ter escrito uma carta ao relator do Novo Código, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

O geógrafo de 85 anos, que é um dos maiores especialistas brasileiros em impactos ambientais por atividade humana, chama as mudanças no código de “estapafúrdias” na carta “Do Código Florestal para o código da Biodiversidade” e alega que elas foram realizadas sem embasamento científico e sem levar em conta as especificidades ecológicas das diferentes regiões do país. “Todo código antigo precisa de revisão, mas não para favorecer os que têm mais dinheiro,” afirmou durante sua palestra.

Outra crítica de Ab’Sáber é sobre a proteção da vegetação a sete metros e meio da margem dos rios. “Imagine que para o rio Amazonas, a exigência protetora fosse apenas sete metros, enquanto para a maioria dos ribeirões e córregos também fosse aplicada a mesma exigência. Trata-se de desconhecimento entristecedor sobre a ordem de grandeza das redes hidrográficas do território” escreve na carta e argumenta que para esta medida evidencia que os relatores nunca estiveram na Amazônia.

Leia Mais…

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ONU proclama Década do Combate à Desertificação


33% da superfície do planeta está comprometida por conta do fenômeno de desertificação. Para tentar mudar essa realidade, a ONU elegerá o período dos próximos 10 anos como a “Década sobre Desertos e de Combate à Desertificação”. O anúncio será feito, oficialmente, no dia 16 de agosto

Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável

De acordo com dados da UNCCD – Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, mais de 100 países do mundo enfrentam, atualmente, um acelerado processo de desertificação em suas terras. No total, aproximadamente, 33% da superfície do planeta já está comprometida, atingindo a vida de cerca de 2,6 bilhões de pessoas.

Com a intenção de conter esse fenômeno e mitigar os impactos do aquecimento global nas regiões áridas e semiáridas do planeta, a ONU pretende eleger os próximos 10 anos como a “Década sobre Desertos e de Combate à Desertificação”. O anúncio oficial será na abertura da Icid 2010 – II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Áridas e Semiáridas, que acontecerá no Brasil a partir do dia 16 de agosto.


Leia Mais…

Fusos Horários