Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

quarta-feira, 10 de junho de 2009

ACT 2009: CASAL não garante a estabilidade


Em assembléia no dia 09/06/2009 os trabalhadores da Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL se deperaram com a intransigência da direção da companhia no que acorda a garantia do emprego. Vale ressaltar que o governo Téo Vilela (PSDB) tenta desmontar o aparato estatal com investidas no processo de terceirização da empresa. Um golpe mais recente foi a centralização do poder na presidência da companhia, que está hoje a cargo de Jessé Mota (DEM-BA), que de forma autoritária vem desrespeitando a categoria e afrontando o sindicato. O antigo organograma da CASAL que contava com um colegiado de diretores tem nesse novo formato duas vices-presidências compostas por Álvaro Menezes, vice-presidência Comercial e Operacional, enquanto que o engenheiro José Raimundo Avelar (DEM-BA) fica com a vice-presidência Corporativa, que cuida das áreas administrativa, financeira e de gestão. A precarização do trabalho está sendo a principal ameaça de privatização da empresa, a medida que a falta de investimentos nos últimos 10 anos prejudicou o funcionamento da companhia tendo como fator fundamental o sucateamento da área operacional. Além de não garantir o emprego, ele tenta desestruturar a organização dos trabalhadores negando a liberação de seus dirigentes sindicais que estão na base (não-liberados) restringindo a participação dos diretores em colegiadas, congressos e formação.

Fatos como a não realização de concurso público em 2009 para minimizar os efeitos da terceirização, a não fixação de uma data limite para a implantação do Plano de Cargos, Carreira e salários (PCCS) e a retirada do diretito de defesa no caso de despedida arbitrária deixa claro a intenção de demissão por parte da atual gestão o que provocou uma inquietação nos trabalhadores/as deixando-os preocupados com o futuro da empresa.

Deliberamos responder a contraproposta da empresa e marcamos uma assembléia geral para o próximo dia 17/06/2009 onde analisaremos os mecanismos jurídicos cabíveis antes do dissídio coletivo.

Campanha salarial 2009
Nosso trabalho e nossa luta fazem a diferença!

Nenhum comentário:

Fusos Horários