O blog chega hoje aos seus 500 acessos! Muito obrigada a tod@s que de uma forma ou de outra contribuiram com a divulgação e com as postagens! Espero que este blog possa ter contribuido na formação crítica dos internautas. Fica a citação do companheiro Che para que possa ser base da construção dos nossos cidadãos.
Saudações Socialistas,
Tiago Sandes
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
500 acessos
sábado, 13 de setembro de 2008
Estudantes têm aula de campo em região nativa de mata atlântica
Estudantes do Colégio Cenecista Santana – CNEC, da cidade de Santana do Ipanema, participaram neste sábado, dia 13 de Setembro, de uma aula de campo orientados pela coordenadora pedagógica Paulyne Ferreira e pelos professores Tiago Sandes e Rosimerse, Geografia e Sociologia, respectivamente. O estudo in loco contou com mais de 30 estudantes da 1ª série do ensino médio. A aula foi iniciada no próprio município com a análise da localização geográfica e os aspectos socioeconômicos da macro-região do sertão.
O foco da área de estudo foi à cidade de Palmeira dos Índios que está situada na região agreste do Estado de Alagoas a 133 km da capital, Maceió. O município tem uma altitude de 342m e coordenadas geográficas de 9º24’25,2” de latitude sul e 36º37’40,8” de longitude oeste e está inserida na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude que varia entre 600 e 1000 metros aproximadamente. Outra boa parte de sua área esta inserida na unidade da Depressão Sertaneja onde se localiza as mesmas características da região de Quebrangulo. O município é cortado por rios perenes, vegetação caducifóliada e o clima é tropical chuvoso, típico da região agreste. A formação do Planalto da Borborema como barreira geográfica na formação da região semi-árida foi o segundo ponto de estudo no decorrer do percurso.
A terceira etapa da aula concentrou-se na abordagem historiográfica da Mata da Cafurna que compõe os 12% da área remanescente de mata atlântica no Brasil e a constituição sociológica da etnia xucuru-kariri. À chegada a aldeia indígena se deu por meio de trilha ecológica e foi a todo o momento acompanhado pelo Pajé Leonir Tibiriçá.
O objetivo deste estudo foi proporcionar aulas práticas de conhecimento sobre os aspectos físicos, históricos e sociológicos na transformação da paisagem através da ocupação do solo e na constituição das lutas dos povos brasileiros.
Os estudantes irão produzir relatórios que deverá enfocar os aspectos físicos da região utilizada como fonte de estudo além de uma abordagem sobre os diferentes aspectos morfoclimáticos identificados no deslocamento. O relatório será arquivado na escola como fonte de pesquisa.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
PT mobiliza militância em defesa de reserva indígena
Diretórios, parlamentares e militantes petistas de todo o país estão orientados a se engajarem na campanha em defesa da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, cuja homologação está sendo questionada judicialmente.
Orientação nesse sentido foi dada pelo presidente nacional do PT, em carta divulgada no dia 6 de Agosto e que também é assinada pelos secretários de Mobilização e Movimentos Populares do PT, respectivamente Marinete Merss e Renato Simões.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Fartura para o agronegócio e migalhas para agricultura familiar
O Ministério da Agricultura anunciou os dados totais dos recursos aplicados na agricultura durante as safras de 2006/07 e na última safra 2007/08, cuja colheita terminou em maio 2008. Dados do Banco Central (Bancn) BNDES, BB, BNB, BASA, Sistema Sicredi, evidenciam que o montante destinado ao agronegócio é imensamente superior ao destinado à agricultura familiar.
Durante a safra de 2006/07 apenas 13,72% dos investimentos e custeios da produção agrícola foram destinados à agricultura familiar. Na safra de 2007/08, a porcentagem é ainda menor, apenas 10,95%.
Contabilidade preocupante. Isso porque a gricultura familiar é a principal responsável pela produção de alimentos. Daquilo que chega à mesa dos brasileiros, mais de 60% vêm da agricultura familiar. Ela produz quase 70% do feijão, 84% da mandioca, 58% dos suínos, 54% da bovinocultura do leite, 49% do milho, e 40% de aves e ovos. Na produção de carne bovina, a pequena propriedade rural contribui com 62,3%; a média, com 26,4%; a grande propriedade, com 11,2%. A produção leiteira depende da pecuária familiar em 71,5%. O latifúndio produz apenas 1,9%. As médias respondem por 26,6%.
Além disso, segundo o IBGE, das 4,9 milhões de propriedades rurais existentes no país, 4,1 milhões dependem da mão-de-obra familiar, responsável por 38% da produção agropecuária do país. O campo emprega 17,9 milhões de pessoas.
Propriedades de até 50 hectare absorvem 86% dos trabalhadores rurais. De cada 10 trabalhadores rurais, oito estão na produção familiar. A média propriedade absorve 10,2% e o latifúndio, 2,5%.
Com base nos dados do Bancn, o jornal Valor Econômico consolidou os seguintes totais.
VALORES EM BILHÕES DE REAIS - AGRICULTURA PATRONAL/agronegócio