Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Estudantes do Colégio Cenecista Santana saem mais uma vez na frente e participarão da segunda edição do Desafio National Geographic Brasil



COLÉGIO CENECISTA SANTANA FOI A ÚNICA ESCOLA DE SANTANA DO IPANEMA QUE PARTICIPOU DA PRIMEIRA EDIÇÃO

“Inspirar as pessoas a cuidar do planeta.” Esse lema tem baseado as reportagens publicadas mensalmente em cada uma das 30 edições nacionais da conceituada revista National Geographic. Dos Estados Unidos ao Japão, da Ucrânia ao Brasil, da Bulgária à Turquia, todas as edições da National espalhadas pelo mundo têm se preocupado em revelar o planeta em toda sua diversidade natural, social e cultural. Por meio de fotos da melhor qualidade, gráficos, quadros, mapas e uma edição de texto rigorosa, suas reportagens têm como objetivo mostrar aos leitores o prazer que é descobrir, explorar, desbravar, investigar e conhecer o mundo. E, com isso, despertar entre eles o desejo de valorizar e preservar essa rica diversidade que se espalha pelo planeta.

O Desafio National Geographic 2009 está justamente baseado nesse espírito. Ele representa um grande concurso nacional de geografia, cujo maior objetivo é despertar entre os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio o interesse por temas relevantes do mundo contemporâneo. O Desafio busca aferir o que os jovens aprenderam e como aplicam os conhecimentos de geografia para compreender a realidade cotidiana, em conexão com áreas e temas como história, cultura, meio ambiente, sustentabilidade, viagens e turismo.


Assim como em sua primeira edição, realizada em 2008, o Desafio está baseado em orientações para estudantes e professores e em uma Matriz de Referência que dispõem sobre diversos temas e assuntos. Entre eles estão as relações sociedade-natureza, os usos dos recursos naturais, a questão da sustentabilidade, cidades, patrimônios culturais da humanidade, as inovações nos sistemas de energia, transportes, comunicações e informações, a mobilidade espacial e a constituição de uma escala global de relações humanas, além de habilidades de leitura, produção e interpretação de mapas e textos em diferentes gêneros.

O conceito principal que norteia o Desafio National Geographic está assim expresso no Guia para Educadores, escrito pelo professor Roberto Giansanti, consultor pedagógico do concurso. “No projeto, os estudantes poderão examinar a diversidade natural, social e cultural dos diferentes espaços, reconhecendo também o significado social, econômico e cultural dos deslocamentos e valorizando o rico patrimônio cultural brasileiro mundial. De posse desses saberes, eles poderão avaliar e refletir sobre o curso do desenvolvimento das atividades humanas sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.”


A ideia é que estudantes e educadores mobilizem diferentes saberes para interpretar os mais variados cenários geográficos do Brasil e do mundo. E que reconheçam o papel de cada um ao cuidar de si, de sua comunidade e do mundo em que vivemos. A partir desse programa, os estudantes poderão aprender mais e se preparar para as diferentes etapas do Desafio.

Nenhum comentário:

Fusos Horários