Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

sábado, 18 de setembro de 2010

Casal realiza concurso para preenchimento de 131 vagas em Alagoas


Cargos são de níveis médio e superior; edital será publicado na próxima segunda-feira

15:13 - 18/09/2010
Da Redação com assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai realizar concurso público para ao preechimento de 131 vagas de níveis médio e superior. O edital será publicado nesta segunda-feira (20) e os interessados poderão se inscrever no período de 21 de setembro a 15 de outubro, no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).stCasal abre concurso público para 131 vagas

Serão oferecidas vagas para 19 cargos diferentes e as provas serão realizadas nos municípios de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia.

A partir de segunda-feira, mais informações podem ser obtidas por meio dos endereços www.copeve.ufal.br e www.fundepes.br, ou pelos telefones (82) 2122.5353 e (82) 3336.2507.

Leia Mais…

GEOGRAFIA: PRÁTICAS E CONCEITOS PONTO DE VALOR ECOLÓGICO: LITORAL NORTE


Tiago Sandes Costa¹


RESUMO

A aula de campo a ser trabalhada enfocará a inserção da interdisciplinaridade onde propiciará aos professores demonstrar na prática a teoria apresentada em sala de aula e aos alunos subsídios para a elaboração de relatórios vinculados ao foco da aula proporcionando ainda uma percepção da alteração biológica e comportamental resultando na ocupação desordenada e no uso inadequado do solo proporcionando impactos ambientais, além de avaliarmos o contexto em que estamos inseridos. O trabalho a ser desenvolvido irá retratar a ocupação espacial dos municípios de Alagoas no qual se inserem: Santana do Ipanema, Dois Riachos, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios, Maribondo, Atalaia, Satuba, Maceió com paradas em Ponta Verde e Pajuçara, Paripueira, São Luiz do Quitunde e Japaratinga.

ABSTRACT

The class field being worked on will focus on the integration of interdisciplinary studies which would give teachers demonstrate in practice the theory presented in the classroom and the students support for the preparation of reports related to the focus of the class also provides an insight into the biological and behavioral changes resulting in disorderly and inappropriate land use in providing environmental impacts, and evaluate the context in which we operate. The work will be developed to depict the spatial distribution of municipalities of Alagoas in which to insert: Santana do Ipanema, Two Creeks, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Palmeira of the Indians, Maribondo, Atalaia, Satuba, Maceió with stops in Ponta Verde and Pajuçara , Paripueira, São Luiz do Quitunde and Japaratinga.
METODOLOGIA

A gradativa e constante transformação do espaço natural em espaço geográfico proporciona uma mudança substancial na paisagem em todo Estado de Alagoas. As relações socioeconômicas estendidas dentro do território alagoano, bem como o desenrolar espacial transpostos pelas mesorregiões do Estado é ponto fundamental no transcorrer do redesenho sócio espacial. Clima, vegetação, hidrografia, ocupação desordenada do solo, poluição, urbanização, sistemas agrícolas, impactos ambientais e economia serão eixos que condicionarão um desenrolar sobre o sistema produtivo a partir da caracterização do espaço construído. A observação será ponto de partida como principal ferramenta na identificação dos diversos fatores que serão fonte de pesquisa e conhecimento.
Analisar e verificar os contrastes socioambientais locais direcionando a constituição de uma plataforma que, alçará propostas com uma ênfase na real situação em que o crescimento urbano e a expansão agrícola baseada em plantations onde proporciona a existência paisagem contemporânea. A partir da universalização contextual dos diferentes aspectos que condicionaram a inversão ambiental, sem um pleno planejamento nem tendo como base o desenvolvimento sustentável, poderemos considerar a preexistência de relações sociais adversas onde a concentração de renda e o enraizamento das práticas coloniais estão presentes no seio da sociedade alagoana.

OBJETIVO

Os alunos da 3ª série do ensino médio estarão participando de uma aula de campo que inicia-se na cidade de Santana do Ipanema, sertão de Alagoas, caracterizada pela vegetação cactácea e arbustiva e de economia agrícola, passando pelas cidades de Palmeira dos Índios, Belém, Tanque D’arca, Maribondo-Atalaia, Pilar, Satuba, Maceió (Pajuçara e Ponta Verde), Jacarecica, Paripueira e São Luiz do Quintude.
Durante toda aula estarão sendo orientados e acompanhamento pelos professores das áreas abordadas (História, Geografia, Biologia, física, química e Sociologia) e coordenação pedagógica.
O objetivo deste estudo é proporcionar aulas práticas de conhecimento sobre os aspectos físicos, históricos e sociológicos na transformação da paisagem através da ocupação do solo e na constituição historiográfica do estado de Alagoas.

INTRODUÇÃO

A interação entre a teoria e a prática se aplica à necessidade de um trabalho de gabinete bem explorado onde possa difundir conceitos sistemáticos sobre o espaço habitado. Portanto, aplica-se a Geografia o trabalho in loco como ferramenta de vital importância para o acúmulo intelectual do aluno fazendo-o despertar para a pesquisa reproduzindo assim uma visão mais apurada do espaço geográfico. Os conhecimentos sobre os diversos fatores que podem evidenciar ou não certos fenômenos são imprescindíveis no tocante ao ensino-aprendizagem. De acordo com Cruz (1997) “[...] a pesquisa de campo representa uma possibilidade concreta de contato direto entre pesquisador e a realidade estudada, o que permite a apreensão dos aspectos dificilmente vislumbrados através somente do trabalho de gabinete”.
Segundo Kerner e Carpenter (1986), o campo propicia aos estudantes um senso
de integração dos processos da natureza e a percepção desta como um todo, e não suas
partes isoladas.
A gênese da pesquisa é aguçar a construção do conhecimento por meio de um domínio teórico capaz instrumentalizar abordagens capazes de reverter problemas de impactos sócio-ambientais. A diversidade Cultural, Histórica, Ambiental e Biológica serão áreas estratégicas para a elaboração do relatório.

A DIDÁTICA E SUA INCONDICIONALIDADE A GEOGRAFIA

A Geografia está historicamente ligada a percepção de uma disciplina meramente decorativa, cansativa e sem atrativos. Esta lógica tende a mudar a partir da dinâmica empregada ao estudo do espaço geográfico. Interpretação, análise e estudo dos diferentes fatores que influenciam direta ou indiretamente na mudança da paisagem são relações diretas no aprendizado. É nesse viés que o trabalho de campo irá realçar uma nova perspectiva no estuda da Geografia.


Conforme Callai e outros (1988):
[...] vale lembrar aqui que durante o tempo em que se desenvolve todo o processo do trabalho de campo (planejamento, execução, análises e relatórios), o professor deve ter a preocupação constante de situar a atividade que está sendo desenvolvida dentro do contexto dos objetivos pelos quais estão sendo desenvolvidas as tarefas. Isto é necessário para se evitar o “fazer pelo fazer” apenas.

As práticas de campo, quanto ao seu papel didático, podem ser classificadas em:
Ilustrativas, indutiva, motivadoras, treinadoras e investigativas.

a) ilustrativa – serve para mostrar ou reforçar os conceitos já vistos em sala de aula. Pode-se, também, com menor ênfase aplicar habilidades adquiridas;
b) indutivas – visam guiar seqüencialmente os processos de observação e interpretação, para que os alunos resolvam um problema dado. O professor é um condutor direto dos trabalhadores ou se apóia em um guia de atividades (COMPIANI; GONÇALVES, 1984 a e b);
c) motivadoras – visam despertar o interesse dos alunos para um dado problema ou aspecto a ser estudado;
d) treinadoras – visam essencialmente ao aprendizado seqüencial de habilidades, em graus crescentes de complexidade;
e) investigativas – propicia aos alunos resolver um determinado problema, ou formular um, os vários problemas teórico-práticos diferentes. Seguindo o prisma do conhecimento da geografia do município, elaboramos um esquema de roteiro para o trabalho de campo, abordando a Geografia Física e Humana interagindo com outras ciências como História, Biologia, Matemática, Química etc.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS

KERN, E. L.; CARPENTER, J. R. (1986) Effect of field activities on student learning.
J. Educ. 34:180-183
CALLAI, H. C. et al. O estudo do município e o ensino de história e geografia. Ijuí: Unijuí,
1988.
COMPIANI M.; GONÇALVES P.W. (1984ª) Aspectos didáticos e metodológicos das
atividades de campo em Geologia. In CONGR BRAS. GEOL. 33, Rio de Janeiro,
1984 Anais Rio de Janeiro SBG. V.5 p. 185-197.
LAUTENSCHLAGER, Cristiane.; KAVALES, Roseli Aparecida.; LUDKA, Vanessa Maria. Geografia e prática de campo. 8º encontro de iniciação científica. Seção de artigos, 2008.

Leia Mais…

Fusos Horários